Receita de Bolo de Tapioca ou Cuscuz de Tapioca ou Bolo Podre – Pé Na Jaca #NADALIGHT

Sabe aquele dia em que você quer mesmo é jacar? (pq nem só de dieta vive um ser humano rs) pois é…andou circulando na net um vídeo com a receita de bolo de tapioca! Eu assisti!!!! Misericórdia…uma bomba calórica….fiquei looooooouuuuucccccaaaaa para fazer, é claro!

Li os comentários de pessoas de diversas regiões que ficaram discutindo o nome do doce hahaha engraçado demais! Gentemmmmmm hellooooooo…cada região tem um nome. Eu conheci como bolo podre (região do Pará), eu comi com a farinha de tapioca flocada, que parece um isopor, um pouco diferente da granulada, mas muito difícil de achar aqui em São Paulo, quem souber deixe aqui um comentário :D. Outro nome também é cuscuz de tapioca, enfim… não quero me especializar nisto, portanto, não me aprofundei no assunto.

Bom, já perdi as contas de quantos bolos de tapioca fiz só este fim de semana, na minha casa e na casa das amigas…kkkk #oremos #engordandocomalau kkkkk

Ele é ideal, você leva uns 10 minutos para fazer e não vai ao forno. Mas PRE-PA-RA…somente na geladeira ele fica umas 6 horas e não tente tirar antes disto! (No vídeo, a mocinha fala 30 minutos…Paraaaaaaaa! Eu ficava abrindo a geladeira e mexendo nele de 30 em 30 minutos e nada, ou seja, em 6h eu abri 12 vezes a geladeira kkkkkk

Ah é…vocês querem a receita!? Então segue abaixo:

Ingredientes

500 gr ou 1 saquinho de tapioca granulada ou tapioca para bolo.
1 lata de leite condensado
1 vidro pequeno de leite de coco
2 saquinhos de coco ralado
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar

Em um refratário, misture tudo muito bem se ficar algum caroço, dissolva com um garfo. (carocinhos ficam óbvio, mas eu digo aquelas pelotas).
Unte uma forma com óleo e coloque a mistura e leve na geladeira por umas 6 horas.  Aconselho fazer do dia para noite, assim você não fica abrindo a geladeira kkkkk

No outro dia, passe a faca ao redor para desgrudar, o ideal é utilizar uma forma de silicone pois é bem mais fácil de desinformar. E fica lindo como na foto abaixo…não tem erro!
Desinforme e jogue leite condensado e coco por cima e fica esta coisa gostosa ai!!!

Truque: Para ele ficar mais fofinho digamos assim, já joguei flocos de arroz, sabe aquele flocos crocantes para chocolate? Misturei na massa e levei a geladeira. O bolo não ficará crocante, mas menos espesso!

Bolo de Tapioca

Kibe de bandeja

E ai, minha gente? Todos bem?

Vira e mexe a minha mãe faz uma receita que é o maior sucesso aqui em casa. E desde a primeira vez que eu postei ela no Instagram, fez o maior sucesso também!

Como compartilhar receitas é sempre bom, aqui estou! =P

Essa é uma receita um pouco mais trabalhosa do que as outras que postamos aqui, mas não chega a ser difícil!

kibe

Essa receita é feita em duas partes. A base e o recheio. Vamos à base primeiro.

Peguei mais ou menos 300gr de trigo para kibe e coloquei de molho na água fervente.
(NOTA: Você pode colocar de molho na água fria, mas daí tem que ser de manhã, para fazer de noite. Se tiver pressa, ou decidir fazer de última hora, use a água fervente.)
O trigo vai hidratar e inchar até ficar com o dobro de volume.
Então, eu espremi o trigo entre as mãos para tirar beeeem a água e deixa-lo bem sequinho. Daí eu misturei 300gr de carne moída de primeira (eu uso patinho porque não tem muita gordura). Coloquei, também, uma cebola ralada, sal, pimenta do reino, bastante hortelã fresca picada e azeite (tem que ser muito azeite nessa hora, senão o kibe fica muito ressecado quando for pro forno)
Misturei tudo isso,  deixei de lado.

Hora do recheio

Numa panela, eu fritei o alho até ficar douradinho, depois, coloquei 1/2kg de carne moída (patinho, de novo). Fritei a carne.
Quando a gente frita a carne, ela solta um pouco de água. Isso é normal.
Quando a água estava quase seca, coloquei cebola picada e suco de um limão (o limão é o toque especial!)
Refoguei a carne com o limão e a cebola e depois coloquei salsinha e cebolinha picadas e muita, mas muita hortelã fresca picada. Se você não é tão fã de hortelã, pode tirar! E você pode colocar nozes picadas também, que fica muito bom!

E pra montar?

Untei uma assadeira com azeite e coloquei a base (trigo+carne) no fundo e dos lados. Tem que apertar bem, senão vai ficar desmanchando na hora de servir. Coloquei o recheio e cobri com o restante de base.

SEGREDINHO GORDO DA MAMÃE (que você pode não usar! rs)
A minha mãe coloca manteiga por cima. Assim, uns pedacinhos pequenos pra derreter e penetrar no trigo. Aí fica beeeeem macio e molhadinho. Mas nós, pobres pessoas de dieta, podemos colocar margarina light, ou azeite. (um pouquinho só)

Coloquei no forno por uns 30 minutos, e está pronto!!

Que tal?
Testem a receita, façam as suas modificações e conte pra nós como ficou!!

Beijinho!