Kibe de bandeja

E ai, minha gente? Todos bem?

Vira e mexe a minha mãe faz uma receita que é o maior sucesso aqui em casa. E desde a primeira vez que eu postei ela no Instagram, fez o maior sucesso também!

Como compartilhar receitas é sempre bom, aqui estou! =P

Essa é uma receita um pouco mais trabalhosa do que as outras que postamos aqui, mas não chega a ser difícil!

kibe

Essa receita é feita em duas partes. A base e o recheio. Vamos à base primeiro.

Peguei mais ou menos 300gr de trigo para kibe e coloquei de molho na água fervente.
(NOTA: Você pode colocar de molho na água fria, mas daí tem que ser de manhã, para fazer de noite. Se tiver pressa, ou decidir fazer de última hora, use a água fervente.)
O trigo vai hidratar e inchar até ficar com o dobro de volume.
Então, eu espremi o trigo entre as mãos para tirar beeeem a água e deixa-lo bem sequinho. Daí eu misturei 300gr de carne moída de primeira (eu uso patinho porque não tem muita gordura). Coloquei, também, uma cebola ralada, sal, pimenta do reino, bastante hortelã fresca picada e azeite (tem que ser muito azeite nessa hora, senão o kibe fica muito ressecado quando for pro forno)
Misturei tudo isso,  deixei de lado.

Hora do recheio

Numa panela, eu fritei o alho até ficar douradinho, depois, coloquei 1/2kg de carne moída (patinho, de novo). Fritei a carne.
Quando a gente frita a carne, ela solta um pouco de água. Isso é normal.
Quando a água estava quase seca, coloquei cebola picada e suco de um limão (o limão é o toque especial!)
Refoguei a carne com o limão e a cebola e depois coloquei salsinha e cebolinha picadas e muita, mas muita hortelã fresca picada. Se você não é tão fã de hortelã, pode tirar! E você pode colocar nozes picadas também, que fica muito bom!

E pra montar?

Untei uma assadeira com azeite e coloquei a base (trigo+carne) no fundo e dos lados. Tem que apertar bem, senão vai ficar desmanchando na hora de servir. Coloquei o recheio e cobri com o restante de base.

SEGREDINHO GORDO DA MAMÃE (que você pode não usar! rs)
A minha mãe coloca manteiga por cima. Assim, uns pedacinhos pequenos pra derreter e penetrar no trigo. Aí fica beeeeem macio e molhadinho. Mas nós, pobres pessoas de dieta, podemos colocar margarina light, ou azeite. (um pouquinho só)

Coloquei no forno por uns 30 minutos, e está pronto!!

Que tal?
Testem a receita, façam as suas modificações e conte pra nós como ficou!!

Beijinho!

Sobre Laudiana Oliveira

Sou movida pela fé, ariana, baiana, publicitária, workaholic, amo a cor amarela, sou louca pelo mundo digital e café :D ahhhhh e claro.... AMO COZINHAR e INVENTAR...vamos unir então inventar + cozinhar!!! :D Tenho 1,81 de altura e atualmente peso 86 kg!
Esta entrada foi publicada em nadalight, Receitas Salgadas e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários no Facebook